domingo, 1 de setembro de 2024

O Desenho e o processo de criação.



O desenho em grafite é uma das formas mais antigas e versáteis de expressão artística. A técnica utiliza grafite, um mineral de carbono, como meio de criação, aplicado geralmente sobre papel.

### História

O uso do grafite remonta ao século XVI, quando foi descoberto na Inglaterra. Inicialmente, o grafite era usado em sua forma pura para fazer marcas em superfícies, mas logo se começou a moldá-lo em bastões para facilitar seu uso em desenhos. Os primeiros grafites eram muito macios e difíceis de controlar, o que levou ao desenvolvimento de métodos para misturá-los com argila, criando uma variedade de durezas que permitiram maior precisão e controle. Essa inovação possibilitou a criação de diferentes intensidades de sombra e textura.

### Técnica

A técnica do desenho em grafite é baseada na aplicação de diferentes graus de dureza do grafite, que são indicados por números e letras. Os grafites mais duros (por exemplo, 4H, 2H) produzem linhas mais finas e claras, enquanto os mais macios (por exemplo, 2B, 4B) geram marcas mais escuras e intensas. A habilidade do artista em manipular esses grafites permite a criação de uma ampla gama de tons e detalhes.

Os artistas podem usar várias ferramentas além dos bastões de grafite, como esfuminhos para criar gradientes suaves e apagadores para destacar áreas ou corrigir erros. Técnicas como o sombreamento cruzado e o esfumaçado são comumente empregadas para criar profundidade e realismo nas obras.

O desenho em grafite é valorizado pela sua capacidade de capturar detalhes finos e criar imagens realistas, além de ser uma base fundamental para o desenvolvimento de outras técnicas artísticas.

Sargent  



Ander Zorn - Gravura

                                                           Ander Zorn - Gravura
                                                              Ander Zorn - Gavura 


                                                              Nicolai Fechin -  Desenho 





Aldemir Martins 

Aldemir Martins

Aldemir Martins


                                                                   Bandeira de Mello

 
O Desenho e a técnica do carvão




EDUARD HILDEBRANDT - Bahia - Carvão sobre papel - 21,8 x 29,6 - 1844
EDUARD HILDEBRANDT  - Carvão sobre papel - 21,8 x 29,6 - 1844


                        EDUARD HILDEBRANDT -  Rio de Janeiro - Carvão sobre papel - 21,8 x 29,6 - 1844




Nenhum comentário:

Postar um comentário